quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tirando o amarelado do loiro com violeta genciana

Violeta Genciana nada mais é que um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente indentificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas.

Também é usado por algumas pessoas para tingir os cabelos, mas não é indicado sem o apoio do uso de um condicionador, pois a solução costuma ser vendida diluída em álcool, que resseca os fios e deixa-os fracos e quebradiços.

Quem tem luzes e o cabelo pintado de loiro sabe o quanto fica muito amarelado o cabelo, e muita das vezes quando tentamos tirar o amarelado sempre acaba todo ressecado e quebrado e gastando um dinheirão (Shampoo roxo e matizador), mas é claro que o cabelo loiro precisa de mais hidratação. Mas, o que vocês acham de deica-los um loiro bem platinado sempre, sem acabar com o cabelo e com muito pouco custo?
Há vários modos de fazer isso, eu irei mostrar os mais comuns…
Modo de uso:
(Os dados aqui serão para cabelos loiros “médios longos”).
·         No shampoo: Evite shampoos antiresíduos e shampoos transparentes. Use shampoos perolados ou leitosos. Coloque o shampoo em um pote, na quantidade adequada para os cabelos, e aplique 3 á 5 gotas de violeta genciana e misture. Esfregue o produto no cabelo até 1 minuto ou menos. Após o enxague hidrate o cabelo para não deixa-lo danificado.
·         No condicionador ou máscara: Pode ser usado desde que a cor do creme seja cor BRANCA. Coloque o condicionador ou a mascara em um pote e coloque a violeta genciana até atingir um tom lílas. Deixe agir no cabelo durante 1 minuto e enxague e hidrate o cabelo.

·         Na água: Com os cabelos secos, adicione 5 gotas de violeta genciana a 1 litro de água (Que deve estar em um pote ou bacia), misture e mergulhe o cabelo na água. Depois despeje a água que restar em todo o cabelo, deixe agir por 30 segundos á 1 minuto, e enxague. Após, hidrate bem o cabelo.

O tempo que o produto deve agir depende muito da tonalidade e do nível de porosidade do cabelo. O ideal é, após a aplicação, ficar observando a pigmentação no espelho.

Resultado:



Vocês podem encontrá-los em farmácias, por um custo bem baratinho, cerca de 3,00 ou menos.

Aviso importante:
- Não misturem violeta genciana com tintas, tonalizantes, água oxigenada nem nenhum tipo de produto "químico". Tenham sempre em mente que o VG é um antisséptico que vocês estão usando como truque, e não um matizador de cabelos loiros. Então, utilização correta para evitar tragédias, ok?

- É importante lembrar que o VG não é tinta nem um clareador, então não mudará o seu tom de loiro. Ele irá agir em cima do tom de loiro que seu cabelo foi descolorido, matizando a cor amarelada. Pra obter um resultado platinado, você tem que ter um cabelo descolorido até esse tom.

- O tempo para reaplicação do VG é de pelo menos duas semanas. Não desconsidere esse tempo ou, devido ao álcool presente na composição, o violeta genciana poderá ressecar os seus fios. Algumas meninas deixam o vidrinho aberto, exposto ao sol, para fazer com que o álcool evapore, mas isso reduz, não elimina o álcool do produto.

- Se eu cabelo manchou, nada de pânico. Lave os fios com shampoo antiresíduos ou shampoo de bebê. Se ainda assim continuar manchado, continue lavando com shampoo perolado até sair completamente.
Conselhos:
Com relação à cor/matização, você pode obter o resultado desejado com qualquer um dos processos. O da água é o mais rápido, e com o condicionador ou máscara vocês podem observar e controlar melhor a tonalidade final.
Uma aplicação rápida (como a com água) ou acompanhada de hidratação (como a com condicionador ou máscara) já diminui as chances de fios ressecados.

Tante sempre controlar e observar a melhor tonalidade para o seu cabelo, porque ele poderá ficar assim:


Espero que tenham gostado das dicas meninas! Para alguma dúvida é só comentar que respondo. E se quiser sempre saber o que acontece aqui no blog em 1ª mão é só seguir que irá tudo diretinho para o e-mail de vocês..
Beijos!


3 comentários: